Busca
Fale Conosco
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho | Ir para página inicial

Publicações

Para Além dos Muros das Organizações

Publicado em : 26/04/2017

Autor : Jaqueline Puquevis de Souza

A psicologia organizacional e do trabalho tem se deparado com uma realidade social complexa, repleta de desemprego, desigualdades sociais e processos de exclusão. A “crise do trabalho” abarca uma grande parcela de trabalhadores e têm gritado pela atuação de profissionais com um olhar crítico, principalmente, no cotidiano dos países da América Latina. Diante desta constatação como os psicólogos da área do trabalho podem contribuir?

A possibilidade de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho no Brasil  tem ampliado suas práticas.   A superação de um modelo estritamente funcional aos interesses empresariais renova-se, buscando contribuir também nos serviços prestados à população com formação precária. Suas vertentes práticas e teóricas ganham cada vez mais espaços “indo para além dos muros das organizações”, com o foco no trabalho, nas carreiras, na reinserção de trabalhadores excluídos, entre tantos outros aspectos que rompem os limites organizacionais.

A Psicologia do Trabalho pode e deve ser acessível a uma categoria mais ampla de trabalhadores, tendo a preocupação social e política com as classes menos favorecidas. No interior do Estado do Paraná temos efetivado algumas ações com este propósito, fornecendo ferramentas e instrumentos para que homens e mulheres fora do mercado possam ampliar sua empregabilidade e seu desempenho profissional.

Trago como exemplo um dos projetos desenvolvido denominado “Ela Empreendedora”, idealizado por professores da Faculdade Guairacá em parceria com o Ministério Público e Secretaria de Ação Social, objetivando oferecer capacitação e promover a empregabilidade de 300 mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social de forma gratuita. Contamos com a parceria da ACIG, Sebrae e empresas parceiras locais para encaminharmos para as oportunidades de trabalho na região, após os treinamentos e capacitações oferecidas por uma equipe multidisciplinar.

Minha atuação enquanto psicóloga organizacional e do trabalho neste projeto é realizar Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) com blocos temáticos sobre desenvolvimento de competências, capacidade empreendedora, networking, empregabilidade e desenvolvimento profissional e pessoal.  As atividades desenvolvidas e os temas trabalhados são pensados estrategicamente, diante de pesquisas realizadas sobre as necessidades das participantes e dos órgãos solicitantes. Eu e uma equipe de estagiários buscamos levar o aperfeiçoamento profissional para estas mulheres, organizados em encontros semanais com duração de duas horas, buscando melhorar seu desempenho e criando condições de sucesso profissional e pessoal. Esta educação é concebida como práxis de aprendizagens que ocorrem no e com o coletivo a partir do compartilhamento dos saberes e da realidade do grupo social envolvido.

Outra atividade desenvolvida é a Orientação Profissional e de Carreira, buscamos trabalhar estratégias para redirecionamento de carreira, orientando as participantes quanto à adequação e identificação profissional em que possam atuar. Buscamos auxiliar na promoção do autoconhecimento e na resolução de dificuldades dos participantes.

Entender a multiplicidade dos aspectos sociais e subjetivos que perpassam o mundo do trabalho é ter um olhar a realidade social dos indivíduos, buscando agregar experiências nos processos identitários destes homens e mulheres em relação ao trabalho.  A POT por meio de suas ações e seu compromisso social tem contribuído grandemente na busca de direitos e oportunidades para todos.

*Jaqueline Puquevis de Souza é Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste,  MBA em Gestão do Ensino Superior e Pedagogia nas Organizações. Consultora na área da Psicóloga Organizacional e do Trabalho atuando em parceria com Senac, Sebrae, indústrias e prefeituras do Estado do Paraná. Professora da Faculdade Guairacá e orientadora do Programa Patronato Unicentro. [email protected]

Artigos

Capacitismo e gestão da diversidade: refletindo sobre o papel da Psicologia Organizacional e do Trabalho

12/06/2021

Gestão, saúde e trabalho no contexto da pandemia: debate sob a perspectiva histórica.

15/03/2021

O teletrabalho e a crise da Covid-19: Reflexões a partir de pontos abordados pela pesquisadora Dra. Gardênia Abbad*

06/04/2020
Lara Barros Martins

Como mapear competências em tempos de disrupção?

06/08/2017
Antonio Isidro

O Trabalho Fora do Trabalho

16/05/2017
Lara Barros Martins*

Minha Experiência em uma Empresa Júnior de Psicologia

18/04/2017
Maria da Graça Pereira Santos*

Insalubridades no trabalho dos novos tempos

10/04/2017
Vitor Barros Rego*

Os Desafios da Atuação em Empresas Familiares

01/04/2017
Lidiane dos Anjos Santos Andrade*

Counseling Organizacional

22/03/2017 Dionízio Costta Jr.
Dionízio Costta Jr.*

As contribuições da Ergonomia da Atividade para a Realização de Diagnósticos na Perspectiva da Saúde do Trabalhador

14/03/2017
Marina Greghi Sticca*

Perspectivas de Gerenciamento da Diversidade no Trabalho Doméstico

10/03/2017
Amália Raquel Pérez

O que a Psicologia Organizacional e do Trabalho tem a dizer sobre a crise?

01/03/2017
Profa. Eveli Freire de Vasconcelos

Psicologia Militar: Panorama Atual

17/02/2017
Prof. Dr. Marcos Aguiar de Souza

Preservação da saúde e prevenção de acidentes de trabalho: a urgência da Psicologia nesse contexto

05/08/2016
Profª Drª Magda Macedo Madalozzo

Empreender em psicologia: uma opção para a carreira profissional do psicólogo?

29/07/2016
Prof Renatto Marcondes